Assessoria para Elaboração de Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico se inicia com um seminário envolvendo as principais lideranças e grupo de trabalho da Província ou Diocese, quando os conceitos-chave são apresentados e discutidos.

Segue-se o desdobramento das várias etapas do PE, assim divididas:

• Reflexão e definição dos Valores e Princípios da Instituição
  • Elaboração ou adequação/releitura/atualização da Missão, da Visão e do Propósito
  • Análise de ambiente interno e externo (com método SWOT e PESTLE) e dos cenários à frente da Instituição
  • Definição dos Objetivos Estratégicos
  • Elaboração dos Programas, Projetos e Planos de Ação

O Axis Instituto faz a revisão final do material e auxilia o grupo de trabalho e o grupo interno de redação a dar a forma final ao plano escrito. Na fase posterior, de implementação  o Axis faz o acompanhamento durante 1 ano. Nesse período, as Obras adequam seus planejamentos ao da Província. Esse projeto é desenvolvido junto ao escritório central da Mantenedora, ao longo de cerca de uma semana de trabalho, dependendo do número de Obras da Província e de sua complexidade.

Número de horas para elaboração do PE: 80 a 120 horas (dependendo do porte e complexidade da Província), ao longo de até 4 a 8 dias. Número de horas de acompanhamento mensal: 24 horas, durante 12 meses.

O Planejamento Estratégico desenvolvido pelo Axis Instituto traz, para a Congregação ou Diocese, na forma de método participativo, a elaboração desse documento norteador da gestão da Instituição. O planejamento estratégico visa clarificar, para a Instituição, o seu caminho rumo à sua Missão. É ferramenta essencial de cunho gerencial e de governança.

O Planejamento, elaborado pelo grupo das lideranças e coordenado e mediado pelo Axis, torna todo o processo gerencial mais seguro, transparente e consistente. O contrato de desenvolvimento do PE preconiza o acompanhamento do mesmo durante o 1o ano após a sua elaboração. O PE pode ser desenvolvido em separado ou como parte do Programa de Governança, quando este é contratado. (Veja mais informações abaixo).

Este serviço é prestado na modalidade híbrida, com ações presenciais e ações à distância, de acordo com planejamento realizado junto ao cliente.