Descrição
A obra traça um panorama dos diversos elementos culturais próprios de Congregações católicas, demonstrando como tais traços influenciam a maneira como a gestão de pessoas é usualmente feita em tais instituições e os riscos atinentes a essa forma de gestão.
O autor apresenta, então, uma estrutura e modo de funcionamento da área de gestão de pessoas a partir de práticas correntes, destacando os cuidados que se deve tomar para que os bons resultados, em termos de relações interpessoais, apareçam. Destaque é dado ao desenvolvimento humano da liderança, a partir de mudanças internas, visto como condição fundamental para uma boa gestão dos grupos e equipes de trabalho.
O autor chama a atenção para a importância de se utilizar o feedback como prática gerencial, visando resgatar a pessoa e melhorar o seu desempenho, de forma inclusiva. A obra ainda enfatiza a correta compreensão dos conflitos e sua concepção como algo positivo, e as chaves para a sua elaboração, humanizando as equipes, melhorando o clima organizacional e as relações humanas em geral.
O livro tem origem no curso de mesmo nome, ministrado pelo autor – Diretor do Axis Instituto – desde 2009, para religiosos(as) de todo o Brasil e exterior, com um público da ordem de 600 participantes, além de uma série de seminários sobre o tema, com centenas de participantes.