Planilha: Mapa da Cadeia de Valor

Essa ferramenta visa ajudar o gestor da instituição a levantar e entender quais são os processos internos e como eles estão organizados para agregar valor na atividade fim. A cadeia de valor foi criada por Michael Porter, em 1985, e tem como objetivo demonstrar como os diversos processos da Instituição se relacionam e interagem entre si.

A planilha consiste em proporcionar aos gestores caminhos para que sejam mapeados os processos da Instituição relacionados à gestão, processos primários (logística de entradas e saídas, operações, marketing, vendas e ou serviços e pós-vendas) e processos de suporte (infraestrutura, financeiro, gestão de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico, departamentos técnicos, suprimento e compras) que estão relacionados à atividade fim. De posse da cadeia de valor elaborada, o gestor conseguirá visualizar os processos críticos que dificultam ou impedem a Instituição de realizar sua atividade fim com eficiência e eficácia e poderá definir ações de melhoria.

Disponibilização da planilha para que o cliente possa utilizá-la de acordo com sua necessidade.