Descrição
O Plano de Comunicação e Marketing trata de orientações e ações voltadas a melhorar o relacionamento da Obra com seu público-alvo; busca, também, fidelizar seu público-alvo a se manter cliente da Obra; planeja o desenvolvimento de campanhas como, por exemplo, de matrícula e de captação de novos clientes para ILPIs.
O Plano pensa a Obra ou a Província como um todo, cuidando de todas as dimensões da Comunicação, desde a Pastoral até as aludidas campanhas, mirando nos públicos interno e externo. O Plano pode se orientar por pesquisas já realizadas ou por dados levantados no cotidiano das Obras e, a partir de tais verificações, procura ações para dar solução às eventuais fragilidades encontradas.
Há, portanto, uma etapa de levantamento de dados junto à Obra ou Província, que pode ser presencial, remota ou híbrida. Este produto (elaboração ou orientação para elaboração de um Plano de C & M) é tangibilizado por um relatório contendo o Plano propriamente dito ou todas as orientações e parâmetros para o mesmo.
A entrega é feita para as lideranças da Congregação e da Obra, via seminário presencial ou remoto. O relatório final recomenda o Plano com diversas ações, a serem executadas pelos diversos níveis organizacionais, com vistas a abordar e sanar as deficiências ou dificuldades verificadas avançando, de forma ativa e propositiva, em busca de alargamento ou de fortalecimento da base de clientes.